Cinco etapas do ciclo de vida da ITIL

  • Hospedagem de sites barata

Cinco etapas do ciclo de vida da ITIL

Cinco etapas do ciclo de vida da ITIL. A ITIL é um ótimo framework para gerenciar serviços de TI. Presente no mercado brasileiro há mais de 10 anos, essa plataforma oferece uma série de boas práticas para implementar uma estrutura de Governança de TI efetiva nas organizações públicas e privadas. Nesse artigo Cinco etapas do ciclo de vida da ITIL , você conhecerá os conceitos sobre cada etapa.

Cinco etapas do ciclo de vida da ITIL

O ciclo de vida de serviço que a ITIL recomenda são: Estratégia de serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Continuada de Serviço. Vamos conhecer cada um deles.

Estratégia de Serviço

Nessa etapa do ciclo de vida de serviço o negócio se integra com a TI, buscando entender as demandas de clientes, necessidades do negócio, riscos, oportunidades, verificar o retorno que a TI vai ofertar ao negócio, entre outros pensamentos estratégicos. O departamento de TI irá utilizar o funil de serviço para apoiar o gerenciamento do portfólio de serviço, visando priorizar os investimentos necessários para atender as necessidades da organização.

Estratégia de Serviço

Um bom designer busca enxergar como um “problema” tudo aquilo que impede uma boa experiência do usuário com seus produtos e serviços. Essa experiência pode ser emocional, estética ou cognitiva. Além disso, também olha com posicionamento mais crítico sobre o que afeta diretamente o bem estar das pessoas. Esse tipo de olhar holístico pode trazer grandes benefícios para as organizações.

Desenho de Serviço

Etapa onde tudo que foi levantado na fase da estratégia será utilizado para se formatar um novo desenho ou redesenhar um serviço em uso. Assuntos como: aderência ao mercado, formas de uso e custos relacionados são itens pertinentes a essa fase. Conforme o desenho foi definido na etapa de estratégia, aqui o serviço será modelado para atender o negócio.

ITIL Ciclo de Vida de Serviço

ITIL Ciclo de Vida de Serviço

Transição de Serviço

Etapa onde o serviço que foi desenhado na fase de desenho de serviços, tendo por base as informações da etapa de estratégia são condensados e estruturados para entrar em operação no ambiente. Nessa etapa o foco é transferir o serviço para operação.

Operação de Serviço

Nessa etapa do processo de ciclo de vida de serviço a preocupação é manter o serviço em operação. De nada adiantará toda a estratégia, desenho e transição do serviço se preocuparem com suas partes, se a etapa de operação não suportar os serviços em funcionamento.

Melhoria de serviço continuada

Fase que envolve todas as outras etapas (Estratégia, Desenho, Transição e Operação). O grande destaque é a melhoria, buscando avaliar o serviço e o processo em si, tendo a percepção que a qualidade é algo dinâmico, o que está bom hoje pode não estar amanhã.

Deseja adquirir um curso de informática, acesse:aqui

Loja Virtual Pronta, comece a vender na internet hoje mesmo, acesse aqui.

Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email