O que é PMO
O que é PMO. O escritório de gerenciamento de projetos (EGP) ou PMO em inglês é uma área interna de uma organização pública ou privada que tem por objetivo apoiar o acompanhamento dos projetos. Apesar de o mundo corporativo estar caminhando para o conceito ágil, muitas empresas buscam ter uma área para supervisionar e saber os resultados de um projeto. Leia agora o post O que é PMO e saiba os detalhes…
O que é PMO
De uma forma simplificada o PMO tem responsabilidade pelo gerenciamento de projetos por toda a organização. Pode desempenhar um papel de apoio ao alinhamento estratégico com os objetivos de cada projeto. O PMO pode integrar dados e informações de projetos estratégicos organizações.
Mas, o que é um PMO? Trata-se de uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e busca facilitar o compartilhamento de recursos, metodologias, documentos, ferramentas e técnicas para apoiar a execução de um projeto.
Todo projeto tem por objetivo atender as necessidades do negócio. Um projeto não existe no “vácuo”, ele nasce da necessidade da empresa de atingir algum tipo de objetivo estratégico.
O que é PMO
No ambiente de empresas públicas e privadas existem vários tipos de PMO, dentre os quais se destacar:
PMO de suporte: Fornecem um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, práticas recomendadas, treinamento e outros elementos de apoio. Trata-se de um tipo de PMO com função de repositório.
PMO de controle: O PMO fornece suporte e exige conformidade por vários meios. Pode ter envolvimento de conformidade com métodos, documentação, ferramentas, estrutura e outros itens relevantes.
PMO diretivo: Assumem o controle total dos projetos, fazendo sua gestão direta. Gerentes de projetos são designados pelo PMO.
Deseja adquirir uma loja virtual? Acesse: aqui