RFID Saiba o que é

RFID saiba o que é

RFID saiba o que é irá te mostrar o conceito e aplicação de uma das tecnologias quentes no mercado e que talvez você use sem saber que está utilizando, algo normal pela fato da tecnologia evoluir muito e ser altamente dinâmica. O RFID já é utilizado em larga escala pela indústria do mercado brasileiro e por várias empresas que necessitam desse tipo de solução. Acompanhe agora do que se trata esse termo RFID e como as organizações estão se conectando nessa tecnologia.

RFID saiba o que é

RFID é o acrônimo da palavra Radio Frequency Identification que na tradução para o português significa “Identificação por Rádio Frequência”, sendo que uma de suas aplicações mais utilizada são em empresas do tipo lojas e supermercados. Isso porque a grande maioria dessas empresas o cliente precisa identificar por meio de um código de barra o produto e seu preço.

Basicamente como funciona o RFID ?

O sistema RFID é estruturando basicamente por uma antena e um sistema tranceptor que tem a finalidade de realizar a leitura do sinal, fazendo a transferência para um equipamento leitor ou uma etiqueta de RF – Rádio Frequência. As etiquetas do RFID podem ser colocadas em produtos, embalagens ou quaisquer tipos de equipamentos físicos que possam receber o material.

Quais tipos de etiquetas RFID existem?

Existem dois tipos de etiquetas RFID a Passiva que são as que normalmente vem gravadas as informações permanentes, pois recebem essas quando são fabricadas. Existem a RFID Ativa que geralmente tem um custo elevado por possuir bateria própria e ter um maior alcance para realizar a transmissão de dados.

Onde pode ser utilizado a tecnologia RFID?

RFID

RFID

Praticamente em qualquer empresa que queira realizar controle sobre seus produtos e serviços. Exemplo: pagamento de produtos por telefone celular, realizar pagamento quando se está no trânsito, lojas e supermercados, controle de saída e entrada de produtos no estoque, controle de saída de roupas em lojas de confecções, rastreamento de cargas e várias outras áreas que podem ser aplicadas a solução de RFID.

Agora que você já tem noção sobre a tecnologia RFID é hora de ficar antenado nas lojas e empresas que você entra ou trabalha, pois esta pode estar utilizando a solução RFID. É importante lembrar que apesar de essa tecnologia ser muito útil, ainda esbarra em algumas dificuldades tais: custo da tecnologia, segurança da frequência e sua bateria de rendimento baixo. Porém, o RFID já é uma ótima estratégia para controlar determinados produtos e serviços apoiando as empresas na melhoria de seus processos operacionais e gerenciais.

Gostaria de ter sua loja virtual? Clique aqui e veja

  • Revenda
Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email