Processos do COBIT 5

Processos do COBIT 5

Processos do COBIT 5. O COBIT 5 vem ganhando força nas organizações públicas e privadas no Brasil. Por ser mais prático e aplicável para qualquer tipo de empresa que deseja implementar ou elevar seu nível de controles corporativos, o COBIT 5 possui uma série de processos que visam dar apoio para seu objetivo principal. Leia nosso post Processos do COBIT 5 e conheça os detalhes.

Processos do COBIT 5

O COBIT 5 não é um framework prescritivo, mas defende a ideia de que as organizações que buscam implementar os processos de governança e gestão, busquem cobrir as principais áreas da empresa.

A busca por cobrir as principais áreas da organização, utilizando o COBIT, passa necessariamente por seus domínios de governança e gestão sendo eles: avaliar, dirigir, monitor (dimensão da Governança) e planejar, construir, entregar e monitorar (dimensão da Gestão).

Processos do COBIT 5

Uma empresa pode organizar seus processos conforme necessidade do negócio e conveniência, desde que todos os objetivos de governança e gestão sejam atendidos. Obviamente empresas menores terão menos processos e empresas maiores terão processos mais complexos e em quantidade elevada.

O COBIT 5 chama seu conjunto de processos de “Modelo de Referência de Processo”, que é composto da seguinte forma:

Governança: composto por cinco processos de governança e dentro de cada processo são definidas práticas para avaliar, dirigir e monitorar.

Gestão: contém quatro domínios em conformidade com o PBRM (Planejar, Construir, Executar e Monitorar – Plan, Build, Run and Monitor).

Cada domínio do COBIT 5 possui diversos processos com suas entradas, processamento e saídas, métricas e objetivos. A figura a seguir demonstra a tabela completa com todos os domínios e processos.

Processos_COBIT_5

Processos_COBIT_5

Deseja adquirir um curso de informática, acesse:aqui

Loja Virtual Pronta, comece a vender na internet hoje mesmo, acesse aqui.

Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *