PMP partes interessadas do projeto

PMP Partes Interessadas do Projeto

PMP Partes Interessadas do Projeto

PMP Partes Interessadas do Projeto. As partes interessadas de um projeto incluem todos os membros da equipe do projeto. Para se gerenciar um projeto é preciso que o gerente de projeto saiba atuar de maneira consistente com todos os interessados e para isso, é preciso conhecer todas as partes interessados no projeto. Nesse post PMP Partes Interessadas do Projeto , demonstrarei quais as principais partes interessadas de um projeto organizacional e qual o envolvimento dessas partes com um projeto. Vejamos!

PMP Partes Interessadas do Projeto

A equipe do projeto identifica as partes interessadas internas e externas, positivas e negativas, e as partes executoras e orientadoras a fim de determinar os requisitos do projeto e as expectativas de todas as partes envolvidas. A figura do gerente de projetos precisa gerenciar a influência de todas essas partes interessadas em relação aos requisitos do projeto a fim de garantir um resultado bem sucedido. Esses resultados devem estar conectados com as necessidades da organização.

PMP Partes Interessadas do Projeto

As partes interessadas têm diversos níveis de responsabilidade e autoridade quando participam de um projeto seja ele de TI ou outro tipo de projeto. Este nível pode mudar ao longo do ciclo de vida do projeto e conforme necessidade de cada projeto. Seu envolvimento pode variar, desde contribuições ocasionais em pesquisas e documentos e grupos de discussão até o patrocínio parcial ou total do projeto. Algumas partes interessadas também podem limitar o sucesso do projeto, de forma passiva ou ativa, tendo “voz” em determinados direcionamentos. Estas partes interessadas exigem a atenção do gerente de projetos no decorrer do projeto, bem como um plano de abordagem de quaisquer questionamentos.

<

PMP Partes Interessadas do Projeto

As principais partes interessadas (stakeholders) de um projeto são:

Patrocinador: é uma pessoa ou grupo que fornece recursos e suporte para o projeto e é responsável pelo sucesso do mesmo. O patrocinador pode ser externo ou interno em relação à organização do gerente de projetos. O patrocinador promove o projeto desde a sua concepção inicial até o seu encerramento. Isso inclui servir como porta-voz para os níveis mais altos de gerenciamento para angariar o suporte em toda a organização e promover os benefícios que o projeto proporciona.

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro
Stakeholders_do_projeto

Stakeholders_do_projeto

Clientes e usuários: Os clientes são as pessoas ou organizações que aprovarão e gerenciarão o produto, serviço ou resultado do projeto. Os usuários são as pessoas ou organizações que usarão o produto, serviço ou resultado do projeto. Os clientes e usuários podem ser internos ou externos em relação à organização executora e também podem existir em múltiplos níveis..

Vendedores: são empresas externas que assinam um contrato para fornecimento de componentes ou serviços necessários ao projeto.

Parceiros de negócios: são organizações externas que têm uma relação especial com a empresa, às vezes obtida através de um processo de certificação.

Grupos organizacionais: são as partes interessadas internas afetadas pelas atividades da equipe do projeto. Exemplos de diversos elementos de negócios de uma organização que podem ser afetados pelo projeto incluem marketing e vendas, recursos humanos, departamento jurídico, departamento financeiro.

Outras partes interessadas: outras partes interessadas como entidades de aquisições, instituições financeiras, órgãos públicos reguladores, especialistas em áreas do conhecimento, consultores e outros. Além disso, é preciso incluir a figura dos gerentes funcionais como uma parte interessada.

Cursos Grátis de Informática



  • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
     

    Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
     

    Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
     

     


Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>