PMP o que é gerenciamento de projetos

PMP o que é gerenciamento de projetos

O guia PMBOK fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos e aborda conceitos relacionamentos com o assunto, definindo também o ciclo de vida da gestão de um projeto. Esse artigo PMP o que é gerenciamento de projetos traz explicações não visão do PMI sobre do que se trata o termo gerenciamento de projetos.

O guia PMBOK apresenta e traz consigo um padrão de gestão de projeto que é reconhecido mundialmente. De maneira prática o termo “padrão” remete a um artefato formal que descrever normas, métodos, processos e práticas que já são estabelecidos e aceitos. Dessa forma, esse conhecimento é adquirido e disseminado a partir de boas práticas, reconhecidas por profissionais de gestão de projetos em todo mundo.

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos

O conceito de projetos

Antes de entender o que é gerenciamento de projetos, é preciso entender o conceito de projetos. Na visão do PMBOK, trata-se de um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza totalmente temporária de um projeto, indica que esse tem início, meio e fim. Sendo assim um projeto não se confunde, com as atividades rotineiras e permanentes da organização.

PMP o que é gerenciamento de projetos

De acordo com o POMBOK, o termo gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

O gerenciamento de projetos é executado por meio da aplicação e
integração apropriadas dos 47 processos de gerenciamento de projetos. Esses cinco grupos de processos são:

Iniciação,

Planejamento,

Execução,

Monitoramento e controle, e

Encerramento

Os 47 processos identificados no processo de gerenciamento de projetos serão abordados, explicados e contextualizados em outros posts.

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro

O gerenciamento de projetos inclui alguns itens importantes em sua construção, sendo algumas delas: Identificação dos requisitos; Abordagem das diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas no planejamento e execução do projeto, entre outros temas e assuntos.

Empreender a aplicação de um método de gerenciamento de projetos é uma grande estratégia para os profissionais da área de gestão de projetos. O PMP, assim como outros frameworks de mercado, pode ser uma boa estratégia para obter os resultados esperados de um projeto. Quer saber como se certificar em gerenciamento de projetos utilizando o PMP? Clique e veja as dicas.



  • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
     

    Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
     

    Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
     

     


Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone