O que é TOGAF?

O que é TOGAF

O mundo da Governança Corporativa evolui a cada espaço de tempo e claro, conforme necessidades empresariais e do mercado corporativo. Nessa perspectiva, novos conceitos, métodos e técnicas para melhorar e gerenciar as organizações são sempre bem-vindos. Uma nova arquitetura vem se apresentando como ferramenta de Governança que é o TOGAF. Leia esse post e aprenda o que é TOGAF.

O que é TOGAF

O TOGAF surgiu no ano de 1995 e foi idealizado pelo The Open Group Architecture Forum, que tem como principal objetivo fornecer uma visão e abordagem global para o desenho, planejamento, a implementação e a governança de arquitetura. Com essa forma de trabalho, o TOGAF busca criar uma linguagem que seja comum entre os arquitetos da informação.

O framework TOGAF atualmente está na versão 9.1 e sua última data de versionamento foi em Dezembro de 2011. O TOGAF está estruturado em um processo totalmente iterativo, na visão de reutilização e busca dar suporte na modelagem de atividades que envolve o meio e fim de uma empresa.

Estruturas principais do TOGAF

Arquitetura da Informação

Arquitetura da Informação

O TOGAF está arquitetado em sete partes principais, sendo elas: 1 – Introdução, 2 – ADM, 3 – Técnicas e diretrizes, 4 – Estruturas para conteúdo, 5 – Ferramentas e Enterprise Continuum, 6 – Framework das capacidades de arquitetura, 7 – Modelos de referência.

Explicando as estruturas principais do TOGAF

O TOGAF está estruturado em sete etapas. Explicando cada uma delas, de forma bem resumida:

1 – Introdução: Esta parte fornece uma introdução de alto nível para os principais conceitos de arquitetura empresarial e, em particular, a abordagem TOGAF. Ele contém as definições dos termos utilizados ao longo TOGAF e notas de lançamento detalhando as alterações entre esta versão e a versão anterior do TOGAF.

2 – ADM: Esta parte é o núcleo do TOGAF. Ele descreve a arquitetura Método TOGAF Desenvolvimento (ADM) – uma abordagem passo-a-passo para o desenvolvimento de uma arquitetura corporativa.

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro

3 – Técnicas e Diretrizes: Esta parte contém um conjunto de diretrizes e técnicas disponíveis para uso na aplicação TOGAF e o TOGAF ADM.

4 – Estruturas para conteúdo: Esta parte descreve o quadro de conteúdo TOGAF, incluindo um modelo estruturado para artefatos arquitetônicos, o uso de blocos de arquitetura reutilizáveis e uma visão geral das entregas arquitetura típica.

5 – Ferramentas e Enterprise Continuum: Esta parte discute taxonomias e ferramentas apropriadas para categorizar e armazenar as saídas de arquitetura atividade dentro de uma empresa.

6 – Framework das capacidades de arquitetura: Esta parte fornece uma seleção de modelos de referência de arquitetura, que inclui o TOGAF Foundation Architecture, e a infraestrutura Modelo de Referência Integrado de Informação.

7 – Modelos de referência: Esta parte aborda a organização, processos, competências, funções e responsabilidades exigidas para estabelecer e operar uma função de arquitetura dentro de uma empresa.

O framework TOGAF é uma ótima solução para as organizações que buscam elevar seu nível de maturidade empresarial, quando se fala em gerenciamento da arquitetura da informação. Por ser uma ferramenta com uma abordagem extensa e complexa, para se trabalhar com o TOGAF de maneira correta e seguindo uma solução estruturada, é preciso que o profissional tenha passado por um curso oficial obtendo, assim, a certificação TOGAF.



  • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
     

    Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
     

    Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
     

     

Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone