O que é PMO?

O que é PMO

O que é PMO. O escritório de gerenciamento de projetos (EGP) ou PMO em inglês é uma área interna de uma organização pública ou privada que tem por objetivo apoiar o acompanhamento dos projetos. Apesar de o mundo corporativo estar caminhando para o conceito ágil, muitas empresas buscam ter uma área para supervisionar e saber os resultados de um projeto. Leia agora o post O que é PMO e saiba os detalhes…

O que é PMO

De uma forma simplificada o PMO tem responsabilidade pelo gerenciamento de projetos por toda a organização. Pode desempenhar um papel de apoio ao alinhamento estratégico com os objetivos de cada projeto. O PMO pode integrar dados e informações de projetos estratégicos organizações.

Mas, o que é um PMO? Trata-se de uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e busca facilitar o compartilhamento de recursos, metodologias, documentos, ferramentas e técnicas para apoiar a execução de um projeto.

O que é PMO

O que é PMO

Todo projeto tem por objetivo atender as necessidades do negócio. Um projeto não existe no “vácuo”, ele nasce da necessidade da empresa de atingir algum tipo de objetivo estratégico.

O que é PMO

No ambiente de empresas públicas e privadas existem vários tipos de PMO, dentre os quais se destacar:

PMO de suporte: Fornecem um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, práticas recomendadas, treinamento e outros elementos de apoio. Trata-se de um tipo de PMO com função de repositório.

PMO de controle: O PMO fornece suporte e exige conformidade por vários meios. Pode ter envolvimento de conformidade com métodos, documentação, ferramentas, estrutura e outros itens relevantes.

PMO diretivo: Assumem o controle total dos projetos, fazendo sua gestão direta. Gerentes de projetos são designados pelo PMO.

Deseja adquirir uma loja virtual? Acesse: aqui

Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *