Cobit

O que é o Cobit

O que é o COBIT

O que é o COBIT? Quando se trata de governança corporativa um dos modelos mais adotados no Brasil e no mundo é modelo COBIT. Uma plataforma de apoio a gestão empresarial que tem por fundamento ajudar as empresas na busca por uma administração efetiva, que entregue resultados aceitáveis elevando o padrão interno e externo de entrega de serviços. Porém, muitas empresas ainda possuem dúvidas se o COBIT pode ser aplicado para empresas de pequeno, médio e grande porte e se confundem em algumas questões. O artigo o que é o COBIT irá desvendar essas e outras questões sobre o COBIT.

O que é o COBIT

Origem do COBIT

Cobit 5

Cobit 5

O COBIT teve sua origem nos Estados Unidos e nasceu da ideia de proteger as informações empresariais contra fraudes e manipulações de balanços e dados financeiros. Diante desse desafio, um grupo de auditores criaram uma metodologia genérica que pudesse controlar de maneira efetiva o cumprimento de processos. O objetivo primário do COBIT é pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto de controles geralmente aceitos e aplicáveis a tecnologia da informação.

O que significa o termo COBIT e seu Mantenedor

A acrônimo COBIT do inglês Control Objectives for Information and Related Technology e na sua tradução para o português significa Objetivo de Controle para Tecnologia da Informação e áreas Relacionadas. Quem mantém o framework COBIT é o ISACA e sua equipe de auditores e profissionais capacitados.

A evolução do COBIT

O COBIT sofreu evolução ao longo dos anos. Sabendo que o mesmo foi criado inicialmente para realizar controles contábeis a plataforma sofreu várias modificações, sendo elas:

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro
  • COBIT 1 – Criado em 1996 por uma equipe de Auditores
  • COBIT 2 – Em 1998 sofreu a primeira modificação ampliando os níveis de controles
  • COBIT 3 – Evoluiu em 2000 para melhorar a nível gestão
  • COBIT 4 – Sofreu upgrade 2005 elevando os níveis de governança
  • COBIT 5 – Em 2011 nova atualização para se adaptar as necessidades do mercado
  • Qual empresa pode usar o COBIT?

    O COBIT pode ser utilizado por empresas de qualquer tamanho, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Muitas organizações têm em mente que somente empresas grandes podem usar o COBIT, o que fato não é verdade. O padrão COBIT foi desenvolvido em nível genérico justamente para atender a diversos tipos de empresas e mercados diferentes.

    Benefícios do utilizar o COBIT

    Principios_básicos_cobit

    Principios_básicos_cobit

    Os benefícios de utilizar o COBIT são:

    • Fornecer um padrão de controle
    • Criar uma linguagem comum entre área de informática e unidades de negócios
    • Manter transparência dos controles para dono da empresa, diretoria ou alta gestão
    • Entre outros benefícios
    • COBIT e o mercado brasileiro

      O framework COBIT no mercado brasileiro tem sido aceito de forma lenta e gradual. Muitas empresas não entendem a plataforma de controle e não conseguem inserir o COBIT no ambiente da organização, simplesmente por desconhecerem o produto. Para trabalhar com o COBIT, é preciso que a empresa tenha profissionais em seu quadro de funcionários que entendam do assunto ou então a empresa precisa contratar profissionais que possuam experiência em governança de TI para implementar os controles necessários.

      Outra possibilidade para se implementar controles do COBIT é a organização realizar a capacitação de seus colaboradores. Para isso, existem várias empresas que oferecem treinamento de COBIT, clique aqui e veja uma ótima parceira de treinamento e consultoria.

      Gostaria de ter contratar uma consultoria de governança de TI? Clique aqui e veja



      • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
         

        Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
         

        Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
         

         

      Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone