Governança_Corporativa

O que é governança corporativa

O que é Governança Corporativa

O que é Governança Corporativa

O que é governança corporativa? Esse é um assunto que está no meio organizacional e tem produzido uma verdadeira onda de supostas definições, visões diferenciadas sobre o tema e entendimentos e conceitos sobre o assunto que podem deixar em dúvida os envolvidos nesse mecanismo de apoio a gestão.

Esse artigo tem por objetivo trazer de forma clara o conceito de Governança Corporativa bem como seus principais benefícios.

Existem vários estudiosos e especialistas que desenvolveram o conceito sobre o tema governança corporativa, trazendo visões diferentes sobre o mesmo assunto. O que fica evidente com essa ampla visão sobre governança corporativa é que o assunto tem despertado interesse de inúmeros executivos.

Antes de tratarmos sobre o assunto Governança Corporativa é importante ter conhecimento sobre suas origens. Com o advento do século 20 a economia dos países vem sofrendo mudanças para se adaptar as necessidades das pessoas. Assuntos sobre comércio internacional, expansão de transações financeiras em escala global são frequentes no cotidiano das empresas.

Nesse contexto de globalização as empresas sofreram transformações profundas em seus modelos de negócios, buscando uma readequação em suas estruturas de controle e gestão. Diante desses aspectos, surgiram várias correntes de pensadores, cientistas e estudiosos com intuito de amparar as organizações dentro de uma plataforma global e geral de gestão.

Governança Corporativa

Governança Corporativa

Os conflitos de interesses são inerentes em um ambiente altamente competitivo, hostil e que cada vez mais exigem resultados rápidos, a curto prazo e com custo aceitável. Foi neste cenário que a governança corporativa se estabeleceu para tratar dos interesses dos conflitos dos diversos stakeholders envolvidos em uma empresa.

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro

A governança corporativa, então, tem como fator central a busca na criação de um conjunto estruturado de mecanismos, no sentido de assegurar que o comportamento dos gestores esteja alinhado com os interesses da organização.

O que é Governança Corporativa

Governança Corporativa

Governança Corporativa

Entre os mais diversos conceitos apresentados sobre Governança Corporativa, o que iremos adotar é o que mais se aproxima do cenário das empresas brasileiras. Esse conceito é dado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, o qual define o termo como sendo o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.

Os principais benefícios da Governança Corporativa são:

  • Tornar as empresa mais fortes e competitivas
  • Criar mecanismos de controle
  • Dar visão holística para os stakeholders
  • Aumenta o nível de confiança dos investidores
  • Valorizar as ações da empresa
  • Entre outros

Governança Corporativa veio para ficar no meio organizacional e contra isso não há dúvidas. Investidores, acionistas e o próprio mercado, estão trabalhando de forma contínua para que cada vez mais as empresas tenham consciência da necessidade de incorporar a governança corporativa ao seu modelo de negócio.

Gostaria de obter uma Consultoria em Governança de TI? Clique aqui e veja…



  • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
     

    Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
     

    Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
     

     

Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone