O que é DEVOPS

O que é Devops

O que é Devops? O mundo da TI, quase a todo instante sofre mudanças em suas formas de trabalho, métodos de governança de TI, maneiras de gerir pessoas e tecnologias e principalmente novos conceitos de TI que buscam satisfazer as necessidades atuais na camada de cliente e negócios. O termo DEVOPS, apesar de não ser novo pois começou a ser debatido por volta do ano de 2012, vem sendo discutido muito fortemente nos últimos anos (2015 a 2017) e agora a onda DEVOPS se aporta como algo inovador no mundo da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Leia o post O que é Devops e conheça alguns detalhes.

O que é Devops

De manera direta e objetiva o termo DEVOPS significa o “alinhamento do time de operações de TI com a equipe de desenvolvimento de forma a usar os processos, ferramentas e responsabilidades de maneira otimizada”, buscando acelerar a entrega de serviço em produção.

Devops – Mais do mesmo

O tão discutido termo DEVOPS é a integração de maneira ágil entre as áreas operacionais e desenvolvimento de TI, de forma a manter um time coeso para poder gerar melhores resultados frente aos cliente finais. Agora algumas perguntas que não querem calar. Mas essa integração já não era para estar acontecendo? A área de TI (Tecnologia da Informação) já não era para ser uma unidade de entrega de serviço e trabalhar de forma sincronizada, colaborativa e integrada? Bem, nem tanto…

Devops – Visão de fora

O que é Devops

O que é Devops

Os profissionais que vivem fora do time de TI, ou seja, funcionários de outras áreas de negócio e o próprio cliente final pensam e imaginam que o time de TI trabalha de maneira sincronizada e colaborativa, com todas as áreas internas se falando e ajudando de maneira harmônica. No entanto, para quem vive no ambiente de TI, sabe que o “buraco é mais em baixo”. Foram criadas grandes lacunas entre as áreas de operações, desenvolvimento e infraestrutura.

Para minimizar um pouco esse GAP entre as grandes áreas da TI, nos últimos (principalmente de 2014 até agora) as áreas de Governança de TI conseguiram minimizar um pouco essa lacuna, trabalhando com frameworks como ITIL, COBIT, PMP, Prince 2, ISO entre outras no sentido de melhorar, organizar e potencializar essa sintonia entre as áreas de TI. Mas há muito o que se fazer, pois o Brasil ainda engatinha no mundo da Governança de TI.

Devops – Na prática

Dentro de uma visão simplificada e para entender o que é Devops esse conceito busca aproximar as práticas desenvolvimento ágil com a etapa de testes e implantação. Enquanto o desenvolvimento ágil aproxima negócio das equipes desenvolvimento, fazendo com que os “Gaps” entre essas áreas sejam reduzidos, o Devops traz a agilidade para de fato entregar os serviços em ambiente de produção.

Devops – Materializando o conceito

Para materializar o conceito de Devops é preciso criar uma linha de produção para área de desenvolvimento de software. Assim como em outras áreas da indústria e preciso evitar desperdícios nas linhas de produção, na área de TI é preciso trabalhar dentro dessa mesma premissa. Ou seja, software desenvolvido e não implantando é sinal de desperdício. E o retrabalho por erro na área de operações de TI, advindo de uma não detecção do problema pela área de desenvolvimento ágil, é sinônimo de impacto nos custos e perda de faturamento.

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro

O que é DevOps? De maneira bem resumida esse post buscou elucidar os conceitos sobre Devops e outros itens que fazem parte dessa esfera de trabalho. O importante é que as áreas técnicas de TI acordaram e perceberam que os Gaps precisam ser sanados, de forma a profissionalizar ainda mais as entregas de softwares ao cliente. Para isso, é necessário o envolvimento da camada de Governança de TI da empresa para orquestrar todos esses elementos importantes da tecnologia da informação. Trabalhando assim (Sincronismo entre Áreas Técnicas de TI + Governança de TI), a Governança Corporativa de empresas públicas e privadas podem conseguir resultados concretos e sustentáveis atendendo as necessidades do negócio.

Conheça nossa loja virtual: Cursos em TI, Cursos Online de Informática, Cursos de TI em PDF.



  • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
     

    Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
     

    Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
     

     


Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone