O que é a certificação Prince2

O que é a certificação Prince2

A certificação Prince2 a cada dia ganha mais evidência junto as empresas que buscam um framework estruturado para apoiar seus projetos. Por se tratar de uma abordagem baseada em processos e com linguagem simples, o modelo Prince2 há algum tempo vem se fortalecendo no mercado brasileiro. O Prince2 atualmente é utilizado em mais de 150 países, em todas as regiões do mundo e sua adoção cresce frequentemente. Entenda agora os conceitos importantes sobre o modelo Prince2 e saiba o que é a certificação Prince2 .

O que é a certificação Prince2

O acrônimo PRINCE, significa “PROjects IN Controlled Enviromentes” “Projetos em Ambiente Controlado”. No início do desenvolvimento do modelo PRINCE, o framework foi concebido pelo CCTA (Central Computing and Telecommunications Agency – Agência de Telecomunicações e Computação Central). Atualmente O CCTA faz parte da OGC Office of Government Commerce (ou somente OGC) é uma organização do governo do Reino Unido responsável por iniciativas que aumentam a eficiência e efetividade de processos de negócio do governo.

O Framework Prince2

Trata-se de um método de gerenciamento de projeto que é estruturado tendo por base a experiência obtida em centenas e milhares de projetos, com a contribuição de vários patrocinadores de projetos, gerentes de projetos, equipes de projeto, acadêmicos, consultores e demais participantes de equipes de projetos.

O Prince2 é um método de gerenciamento de projeto não-proprietário que surgiu no mundo inteiro, como um dos métodos de gerenciamento de projeto mais aceitos pelos profissionais da área e por grandes organizações. Isso se deve pelo fato do Prince2 ser verdadeiramente genérico, podendo ser aplicado para quaisquer tipos de projetos, independente de seu porte, tipo, organização, cultura, região geográfica.

Quais são os benefícios de utilizar o Prince2?

Vários benefícios podem ser percebidos ao adotar o Prince2 como método de gerenciamento de projetos nas organizações, dentre eles:

a) O Prince2 incorpora as melhores práticas de governança;

b) Pode ser aplicada a qualquer tipo de projeto;

c) É amplamente reconhecido e aceito pelas organizações;

d) Fornece o reconhecimento explítico das responsabilidades do projeto;

e) Foco em Produtos;

g) Se baseia em um framework de “gerenciamento por exceção”, dentre vários outros benefícios.

O que é a certificação Prince2

É um tipo de certificação que atende apenas os profissionais de mercado e não as organizações. Por tanto, não existe como certificar empresas em Prince2. A certificação Prince2 é gerenciada pela APM Group é se trata de uma das certificações de gerenciamento de projetos mais conhecidas no mundo.

Os níveis de certificação que se pode atingir com o Prince2 são: Foundation (Fundamentos), Practitioner (Prático) e Professional (Profissional). Em todos os casos, os profissionais certificados, estão qualificados para trabalhar com gerenciamento de projetos utilizando a Prince2, logicamente com níveis de conhecimentos adquiridos diferenciados.

A certificação Prince2 Foundation

O objetivo da Certificação Prince2 Foundation é avaliar se o candidato tem capacidade de participar como membro de uma equipe de gerenciamento de projetos que utiliza o método Prince2. Para fazer a prova não é preciso passar por um treinamento oficial, bastando realizar a leitura do Livro Oficial para Certificação Prince2. Esse exame Prince2 Foundation é obrigatório para se avançar ao Nível Practitioner e Professional da Prince2.

Certificação Prince2

Certificação Prince2

A prova de certificação Prince2 Foundation tem o seguinte formato:

Múltipla escolha;

75 questões;

5 questões são experimentais e não valem nota;

Nota 35 (em 70) para a aprovação – 50% (cinquenta por cento) de acerto;

Duração total da prova: 60 minutos (1 hora de prova);

A prova sem consulta.

Como fazer a prova? Em Centros de Aplicação da Prova ou em sua residência/escritório (Formato: PCanywhere).

Maiores informações acesse site da Exin: Site Exin

A certificação Prince2 Practitioner

O objetivo da Certificação Prince2 Practitioner é avaliar se o candidato tem capacidade de aplicar o Prince2 ao gerenciamento de um projeto não complexo. Para fazer a prova não é preciso passar por um treinamento oficial, porém para esse nível de certificação é recomendado que se faça um curso em centros de treinamentos habilitados.

A prova de certificação Prince2 Foundation tem o seguinte formato:

Perguntas do tipo “objetiva”;

8 perguntas – Cada pergunta contém 10 linhas de pergunta, cada uma vale 1 ponto;

A nota de aprovação é 55% (44 dos 80 pontos disponíveis);

Os candidatos têm 2.5 horas – tempo de leitura adicional não é permitido;

Exame com consulta (Permitido apenas consultar ao manual oficial PRINCE2);

Como fazer a prova? Em Centros de Aplicação da Prova;

Maiores informações acesse site da Exin: Exin

A certificação Prince2 Professional

O objetivo da Certificação Prince2 Professional é avaliar se o profissional possui capacidade de gerenciar um projeto Prince2 em todos os aspectos do ciclo de vida de um projeto. Para fazer a prova não é preciso passar por um treinamento oficial, porém para esse nível de certificação é recomendado que se faça um curso em centros de treinamentos habilitados.

A prova de certificação Prince2 Professional tem o seguinte formato:

É realizada em um Centro de Avaliação;

Duração: Total de 2 dias e meio de prova;

Atividades em grupo e exercícios aplicados;

Resolução de estudo de caso;

A avaliação em geral contempla 19 critérios de desempenho individual;

Não existe exame escrito;

Maiores informações acesse site da Exin: Site Exin

Todos os profissionais certificados em Prince2 Practitioner e Prince2 Profissional, devem renovar seus exames no prazo de 3 a 5 anos.

Deseja comprar o Livro Digital para Certificação Prince2 Foundation, Clique aqui

Gostaria de realizar um curso oficial de Prince2 Practitioner? Fale Conosco

Conheça nossa loja virtual: Cursos em TI, Cursos Online de Informática, Cursos de TI em PDF.

  • Revenda
Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email