Gerenciamento de Serviço

ITIL o que é gerenciamento de capacidade

ITIL o que é gerenciamento de capacidade

Nesse artigo ITIL o que é gerenciamento de capacidade, trataremos sobre um processo que é de grande relevância para as empresas que buscam qualidade na entrega de serviço e principalmente, as que possuem o olhar de “previsão” em relação a infraestrutura de tecnologia da informação. O gerenciamento de capacidade é considerado um processo “nobre” dentro do framework da ITIL e busca estabelecer e ampliar a capacidade do desempenho dos serviços de tecnologia da informação. Leia esse post ITIL o que é gerenciamento de capacidade e conheça o que é gerenciamento de capacidade.

ITIL o que é gerenciamento de capacidade

Para falar um pouco sobre gerenciamento da capacidade vamos entender o que é o processo em si. Esse processo busca garantir que, por um custo justificável, exista sempre uma capacidade para os serviços de TI. Busca, dessa forma, gerenciar todas as formas de capacidade e desempenho relacionadas aos serviços e recursos.

ITIL o que é gerenciamento de capacidade – Quais são os objetivos do processo

Os principais objetivos do processo gerenciamento de capacidade da ITIL são: verificar e garantir que medidas proativas sejam aplicadas, desde que por um custo justificável; avaliar o impacto de todas as alterações no plano de capacidade; acompanhar e apoiar a resolução de incidentes relacionados ao plano de capacidade; garantir que o desempenho seja alcançado ou ultrapasso os valores contratados; fornecer apoio para a organização no que diz respeito a assuntos de desempenho e capacidade; criar, administrar e manter um plano de capacidade.

ITIL o que é gerenciamento de capacidade – Tipos

A literatura oficial da ITIL relata sobre 3 tipos de gestão de capacidade, sendo eles:

Itil Gerenciamento capacidade

Itil Gerenciamento capacidade

1 – Gestão de capacidade de negócio: Busca assegurar que os requisitos de negócio futuro para os serviços de tecnologia da informação tenha tempo hábil para se implementar, sejam planejados e desenhados dentro de critérios aceitáveis e além disso, sejam quantificáveis do ponto de vista do negócio e da TI.

2 – Gestão de capacidade de serviço: Garante o monitoramento e acompanhamento de todos os serviços acordados em ANS – Acordo de Nível de Serviço, conforme os RNS’s – Requisitos de Níveis de Serviços. Além disso, verifica de forma constante que os dados coletados sejam analisados e reportados ao público interessado.

3 – Gestão de capacidade de componente: Garantir que todos os componentes que fazem parte da entrega de um serviço de TI e que tenham seus recursos de forma limitada, sejam monitorados e controlados, buscando analisar os dados coletados para realizar ações pertinentes.

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Um dos produtos e saídas de maior relevância dentro do gerenciamento de capacidade é o plano de capacidade. Esse tem por objetivo apresentar uma visão geral sobre as tecnologias envolvidas no ambiente de TI e demais avaliações e informações pertinentes.

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