Internet Gera Bolha de Ideologias

Internet gera bolha de ideologias afirma um estudo.

Alguns estudos realizados nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos, apontam que as redes sociais como o Facebook entre outras não estão colocando os usuários em uma bolha de informações ideológica.

O estudo publicado pela revista Science, baseado em uma análise de 10 milhões de usuários do Facebook e sete milhões de links da internet, encontrou que muitas das histórias compartilhadas na rede social permitiu que as pessoas obtivessem pontos de vista diferentes dos seus, gerando com isso uma bolha de ideologias que podem resultados em sérios problemas direcionais de pensamentos.

De acordo com alguns estudiosos estamos vivendo a era da informação. Quase que todos os dias temos acessos a inúmeras informações das mais variadas fontes. Desde um simples e-mail lido logo pela manhã, uma leitura de revista ou jornal, informações vindas de mídias televisas até uma a leitura de um site de conteúdo.

O fato é que a informação se tornou algo essencial para nosso dia-a-dia e também para o processo de tomada de decisão da organizações. No entanto, essa mesma informação tem produzido alguns efeitos pouco agradáveis para determinados tipos de pessoas.

Internet gera bolha de ideologias afirma um estudo

Os resultados minimizam as preocupações de alguns setores com o fato de que as redes sociais estariam levando à polarização política ao agrupar as pessoas ao longo de linhas ideológicas e não expô-las a pontos de vista opostos.

Se observamos esse fenômeno em redes sociais, quantas não são as pessoas que divulgam sua linha política ou fazem críticas a outros e que na verdade estão baseados no sentimento de grupo, por fazer parte de um aglomerado de perfis cibernéticas que pensam da mesma forma.

Um relatório recente do Centro de Pesquisa descobriu cerca de 30% dos norte-americanos obtêm pelo menos algumas de suas notícias a partir do Facebook.

  • Revenda
Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email