Internet das Coisas – Saiba o conceito

Internet das Coisas Saiba o conceito

Internet das Coisas Saiba o conceito

Internet das coisas pode até soar um nome estranho num primeiro momento, mais o que existe por trás desse conceito é uma revolução em termos tecnológicos, o que pode ajudar a vida diária da grande parte das pessoas. É certo que cada vez mais são criados eletrodomésticos, sapatos, roupas, óculos e outros itens que estão conectados à grande rede de computadores.

Leia agora este artigo sobre internet das coisas, entenda seu conceito e identifique seus reais benefícios.

Com a internet das coisas não existirá mais isolamento entre o mundo real e o mundo digital, ou seja, esses dois espaços serão conectados se tornando um só. Transformar, dinamizar e conectar tecnologia e pessoas, fazendo com que o cotidiano das pessoas se torne uma experiência diferente é a grande sacada dessa ideia.

Tudo Conectado

Tudo Conectado

De onde veio o termo internet das coisas? Concebido por volta do ano de 1991, desde que surgiu a ideia ventilada por um dos fundadores da Sun Microsystems que idealizou conectar dispositivos e pessoas utilizando o conceito superior denominado “muitas webs”. Dessa forma, anos mais tarde em 1999, Kevin Ashton propôs o termo que hoje está na crista da onda do mundo digital chamado de “internet das coisas”.

Desde então (1999) várias ideias, pesquisas e linhas de trabalho começaram a surgir no meio tecnológico, no sentido de prosseguir com a ideia de internet das coisas. Com isso, empresas iguais a Ford, Intel entre outras começaram a inovar com essa tecnologia das coisas, principalmente com itens internos em seus automóveis. Por exemplo, o carro que não reconhecer a interface da pessoa proprietária do veículo, não dará a partida inicial desligando todas as conexões para ligar o carro. Esse é um exemplo clássico dentro do conceito de Internet das coisas.

Várias universidades americanas estão trabalhando e investindo nesse ramo da tecnologia da informação. Essas instituições se direcionam principalmente na linha do que se chama de “comando de voz”. Por exemplo, um médico poderá realizar uma cirurgia em um paciente utilizando equipamentos de última geração apenas por comando de voz. Isso é Internet das coisas!

Na atualidade tecnológica que vive o Brasil e o mundo é possível perceber muitos objetos conectados à internet. Desde Óculos, Tênis, Elevadores, Roupas, Óculos, Geladeiras, Dispositivos internos de carros, são vários elementos que já estão trabalhando sob a plataforma de internet das coisas.

Alguns exemplos de equipamentos e soluções trabalhando dentro do ambiente de internet das coisas.

Internet das Coisas – Óculos Google Glass

Óculos Google Glass

Óculos Google Glass

Internet das Coisas – Xícara que regula temperatura

Xícara Temperatura

Xícara Temperatura

Internet das Coisas – Grampeador conectado á internet

Grampeador Internet  das Coisas

Grampeador Internet das Coisas

Gostaria de contratar serviço de consultoria de TI , para otimizar os processos de TI da sua empresa? Clique aqui e saiba como…

Produtos de Informática? Tenha acesso aqui…

Veja agora cursos grátis de informática?

  • Revenda
Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email