Governança de TI qual o modelo ideal

Governança de TI qual modelo ideal

Governança de TI qual modelo ideal. Governança de TI é um assunto que já foi discutido em outros artigos nesse blog e que é tema freqüente em meio ao mercado corporativo. A tecnologia da informação é vasta em recursos, seja ele humano ou técnico e merece total atenção sobre sua forma de gestão. Mas, em meio as várias formas identificadas de frameworks de Governança, qual é o modelo ideal para as organizações? Leia agora esse artigo Governança de TI qual modelo ideal e entenda como tratar esse tipo de assunto.

Governança de TI qual modelo ideal

Criar e manter um sistema de gestão corporativo que estabeleça critérios claros, sustentáveis e com custo acessível de gestão, é um grande de desafio para as empresas brasileiras. A Governança de TI pode ser uma boa plataforma para apoiar essa busca por equalizar controles e resultados efetivos em termos de gestão empresarial.

Crie controles que possua objetivos

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro

Nem sempre o empresário está disposto a investir alto em mecanismos de controles que não trazem resultados mensuráveis, e que em muitos casos os impactos são pouco percebidos pela alta gestão. Por tanto, antes de criar controles para a camada de tecnologia da informação é importante que a empresa crie controles com possua os objetivos em sintonia com as necessidades empresariais.

Governança de TI qual modelo ideal

Dentre as várias “sopas de letrinhas” que existem no mercado brasileiro e que fazem parte dos modelos de governança de TI, qual a plataforma sua empresa adotaria? ITIL, COBIT, PMP, Prince, Scrum, Val IT, TOGAF, CMMI, BSC entre outros, são algumas dos frameworks de conhecimento que podem suportar a Governança de TI. Qual adotar? A resposta é depende. E isso está diretamente relacionado à necessidade da empresa, o foco do controle e principalmente: os resultados esperados ao adotar um modelo de governança de TI.

O relevante é que se existem vários modelos de Governança de TI já preparados, estabelecidos e utilizados por várias organizações, não há motivo para sua empresa “reinventar a roda”, ou seja, criar um novo modelo que seja aderente a sua empresa. O mais sensato nesses casos, é utilizar o “melhor” de cada framework e adaptar a realidade de cada organização.

Governança de TI qual modelo ideal

Governança de TI

Governança de TI

As empresas precisam cada vez mais de agilidade, se antenar com o movimento do mercado financeiro e não podem perder tempo, criando novos modelos de governança de TI e sim saber utilizar de forma objetiva os que estão disponíveis no mercado. Para alguns deles, igual o COBIT, existe uma vasta documentação disponível e gratuita o que pode facilitar seu uso e direcionamento. No entanto, é altamente recomendado que um profissional especialista em Governança de TI trate do assunto nas organizações. Dessa forma, os resultados podem ser mais rápidos, concretos e consistentes.



  • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
     

    Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
     

    Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
     

     


Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone