Como tirar a certificação Linux LPI

Como tirar a certificação Linux LPI

Como tirar a certificação Linux LPI. O sistema operacional Linux é utilizado em muitos ambientes de TI de organizações, que buscam reduzir custo com aquisição de licenças de softwares para implementar serviços de TI. Para gerenciar essas plataformas que trabalham com o Linux, é preciso profissionais capacitados para obter a máxima performance, trazendo um maior grau de segurança e estabilidade ao ambiente de TI. Nesse artigo Como tirar a certificação Linux LPI você terá acesso as informações para saber como obter esse tipo de certificação.

Como tirar a certificação Linux LPI

O que é o termo LPI. O Linux Professional Institute (LPI) é instituição sem fins lucrativos, que possui sua sede nos Estados Unidos (EUA), criada no ano de 1999 pela comunidade Linux, produzindo uma plataforma de certificação que é reconhecida não somente no Brasil, mas por todo o mundo.

Como tirar a certificação Linux LPI

A certificação LPI é bem reconhecida no mercado de trabalho brasileiro, oferecendo destaque aos profissionais que possuem essa certificação frente àqueles que não possuem esse certificado. A grande maioria das empresas prefere contratar profissionais qualificados.

Como tirar a certificação Linux LPI

A certificação LPI é composta de quatro tipos de provas de certificação, sendo elas: certificação Linux essencials, certificação LPIC-1, certificação LPIC-2, certificação LPIC-3. Cada tipo de prova possui um objetivo e uma finalidade específica.

Na certificação Linux essenciais: Obter conhecimentos básicos em open source nas diferenças entre as distribuições. Na certificação LPI-1: Execução de tarefas de manutenção via linha de comando, instalação e configuração de um computador rodando com Linux. Na certificação LPI-2: Administração de redes em ambientes pequenos e médios. Na certificação LPI-3: Administração de redes corporativas. Algumas provas na LPI-3 possuem foco em segurança, virtualização e ambientes mistos (Windows e Linux).

Como fazer a prova de certificação Linux LPI

Certificação-Linux-LPI

Certificação-Linux-LPI

A prova de certificação Linux LPI pode ser feita na modalidade eletrônica ou na modalidade papel. As provas em papel, geralmente, são oferecidas em eventos de software livre. As provas feitas em papel são geradas e corrigidas pela LPI Mundial que tem sede nos Estados Unidos. Os resultados das provas em formato manual demoram cerca de 30 dias para sair o resultado.

Já as provas realizadas na modalidade eletrônica, devem ser realizadas em centros de aplicação de prova gerenciada pela Pearson Vue. As provas realizadas na modalidade eletrônica podem ser feitas nos centros de aplicação de prova, conforme o horário agendado pelo candidato. Os resultados da prova feitos no formato eletrônico saem na hora. As provas LPI-1 são feitas no idioma português. As provas LPI-2 e LPI-3 somente o idioma inglês.

Demais informações sobre a prova de certificação Linux LPI

Tanto a prova de certificação LPI-1, LPI-2, LPI-3 possuem cerca de 60 questões, sendo que a grande maioria é do tipo múltipla escolha. A pontuação de cada exame varia de 200 a 800 pontos. Para se tornar um LPI-2 é preciso ser aprovado no LPI-1. Para se tornar um profissional LPI-3, é necessário ter sido aprovado nas provas LPI-1 e LPI-2. Não há um número mínimo preciso de questões para ser aprovado no exame. A aprovação e o número mínimo de questão variam de prova para prova, conforme o nível de dificuldade de cada prova. Para garantir a continuidade do conhecimento é preciso se re-retificar a cada 5 anos, ou realizar uma prova de nível maior (para os casos LPI-1 ou LPI-2), também a cada 5 anos.

Para se cadastrar e iniciar o caminho da certificação LPI acesse: Curso Linux LPI

  • Revenda
Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email