Como chegar à prática da Governança de TI

Como chegar à prática da Governança de TI

Como chegar à prática da Governança de TI? Não é de hoje que Governança de TI vem desempenhando um papel fundamental para o crescimento da tecnologia da informação (TI) no macro ambiente organizacional. No entanto, ainda existe uma grande fatia de profissionais que são “teóricos” demais e não fornecem sustentação operacional, quando o assunto é “tirar do papel” a Governança de TI e implementar suas idéias e conceitos. Nesse artigo Como chegar à prática da Governança de TI apresentaremos elementos importantes para condensar a teoria e prática da camada de Governança de TI.

Como chegar à prática da Governança de TI

A governança de TI na prática foi criada para suportar a Governança Corporativa que possui uma visão mais estratégica, do ponto de vista de atuação e entrega de resultados. No entanto, muitos profissionais e empresas confundem a questão da Governança de TI “apoiar” a Governança Corporativa. Alguns acham que por dar esse apoio à camada estratégica, a Governança de TI deve se resumir a apenas planejar. Ledo engano! A Governança de TI deve buscar por meio dos vários frameworks de mercado tais como: ITIL, COBIT, COSO, PMP e outros, a colocar em prática tudo o que a Governança Corporativa criou e articulou.

A governança de TI, nesse cenário de “apoio” a Governança Corporativa, não deve ficar apenas na camada estratégica da empresa (Planejamento). Deve sim, descer um nível hierárquico atuando também na área tática, buscando ser o elo entre o tático e operacional, levando e traduzindo os resultados e informações em uma linguagem clara e objetiva para a camada estratégica.

Como chegar à prática da Governança de TI?

Nesse momento, você deve estar se perguntado: Como chegar a prática da Governança d TI? Existe uma fórmula secreta para que a Governança de TI atue, também, na área tática e operacional? A resposta é NÃO. Sim, não existe uma fórmula secreta, mas sim algumas boas práticas de mercado que podem facilitar esse processo. Veja abaixo algumas delas:

Governança de TI

Governança de TI

Dica #1 – Governança de TI da Teoria à Prática.

A organização deve conscientizar a equipe de Governança de TI, sobre seu papel e responsabilidade, deixando claro que os mesmos devem flutuar nas três camadas de gestão: Estratégica, Tática e Operacional.

Dica #2 – Governança de TI Equipe Multidisciplinar.

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro

A equipe de Governança de TI deve ser multidisciplinar, para que os resultados esperados sejam alcançados de maneira eficiente, buscando sempre atender as necessidades do negócio.

Dica #3 – Governança de TI Modelo Empírico.

A palavra empírico quer dizer “experiência”, isso se traduz em um modelo de trabalho sugerido onde a equipe de Governança de TI precisar possuir experiência com aquilo que for trabalhar. Na prática observe a seguinte perspectiva: Qual profissional terá melhor resultado trabalhando na infraestrutura de TI de uma empresa, um colaborador de Governança de TI que já atuou na área de infra ou um profissional totalmente leigo e inexperiente no assunto? A experiência, vivência e aprendizado trazem um grande diferencial para uma equipe de Governança de TI e melhora a qualidade na entrega dos serviços.

Como chegar à prática da Governança de TI? De fato a resposta a essa pergunta merece uma amplitude maior de pesquisa e estudo, mas com as dicas apresentadas nesse artigo, o processo pode ser facilitado e otimizado privilegiando sempre a ótica de que a Governança de TI apóia a Governança Corporativa, porém, deve flutuar nos ambientes táticos e operacionais. Isso já é ponto pacificado.

Conheça nossa loja virtual: Cursos em TI, Cursos Online de Informática, Livros de Informática.



  • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
     

    Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
     

    Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
     

     


Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone