Como alterar configurações de rede do Windows 8

Como alterar configurações de rede do Windows 8

Apesar de o sistema operacional Windows ser intuitivo e prático para o usuário, ainda existem muitas tarefas que merecem atenção e uma certa dose de informações técnicas. Uma dessas atividades é alterar as configurações de rede. Nesse artigo como alterar configurações de rede do Windows 8 você aprenderá como acessar a tela de configurações dos adaptadores de rede e para que serve cada opção dessa área de configuração do Windows 8.

Todas as telas, parâmetros e configurações apresentadas nesse artigo tem como referência o Windows 8.1, isso porque o Windows 7 será descontinuado em breve, o Windows XP já perdeu força no mercado e o Windows 10 ainda é muito novo para a grande maioria dos usuários.

Como alterar configurações de rede do Windows 8

Acessando a tela de rede do Windows 8

Para acessar a tela de configurações de rede do Windows 8 faça o seguinte: clique no botão inicial do Windows, logo em seguida em “configurações do computador” e depois em “painel de controle” depois clique em “exibir status e as tarefas de rede”, por fim em “alterar as configurações do adaptador”.

Tela-Rede-Windows

Tela-Rede-Windows

Obtendo acesso a placa de rede

Ao clicar nas opções da tela de rede Windows 8, você terá acesso a Central de Rede e Compartilhamento com todas as placas de redes instaladas em seu computador ou notebook. Basta clicar na placa de rede que estiver ativa. Geralmente os adaptadores de rede que não estão ativos, encontram-se marcados com um X na cor vermelha.

Tela-Rede-Windows

Tela-Rede-Windows

Conhecendo as abas da tela da placa de rede

Encontrando sua placa de rede ativa e correta, clique com o botão direito do mouse, logo em seguida em “Propriedades”. Na tela que se apresenta existem duas opções: a Aba chamada “rede” e outra com nome “compartilhamento”. A guia compartilhamento não será explicada nesse artigo. Na guia “rede” existem várias opções de configurações, sendo elas:

Tela-Rede-Windows

Tela-Rede-Windows

  • Clientes para redes Microsoft – Recurso que permite que seu computador tenha acesso a redes de computadores;
  • Compartilhamento arquivos/impressoras – Recurso que permite que outros computadores acessem recursos em seu computador;
  • Agendador de pacotes de serviços – Responsável por controlar o tráfego de informações na placa de rede do seu computador;
  • Outras opções: Driver de protocolo, Driver de Entrada e Saída, Protocolo TCP/IP Versão 4 e Protocolo TCP/IP Versão.
  • De todas as opções apresentadas na tela de configuração da placa de rede, a que mais é utilizada pelos usuários é o “Protocolo TCP/IP Versão 4”, que é o local onde o usuário pode alterar o IP e o DNS de seu computador.

    Alterando o IP do seu computador no Windows 8

    Tela-Rede-Windows

    Tela-Rede-Windows

    Para alterar IP do seu computador no Windows 8, na tela de configuração da placa de rede em “Protocolo TCP/IP Versão 4,” clique em “Propriedades”. Logo em seguida aparecerá a tela abaixo o qual você terá as seguintes configurações: “Obter um endereço IP automaticamente” ou “Configurar um IP manualmente”. Outras opções: “Obter um endereço DNS automaticamente” ou “Configurar um DNS manualmente”.

    É importante lembrar que para configurar um IP e DNS em seu computador ou notebook é preciso entender o significado de cada um desses elementos e os impactos de realizar a alterações desse tipo. O intuito desse artigo foi apenas demonstrar as telas, onde modificar e que é possível realizar tal operação no Windows 8.

    Gostaria de contratar uma hospedagem de sites? Clique aqui e veja.

    • Revenda
    Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
    Facebook
    Share on LinkedIn
    Linkedin
    Tweet about this on Twitter
    Twitter
    Email this to someone
    email