Cobit 5 saiba o que mudou

Cobit 5 saiba o que mudou

Cobit 5 saiba o que mudou. O Cobit 5 veio para substituir o Cobit 4.1 e busca melhorar a aderência do framework nas organizações em geral. De tempos em tempos os responsáveis por manter o conhecimento sobre o Cobit 5.0 apresenta evoluções, adaptações e incrementos para ampliar o seu campo de atuação e apoiar cada vez mais as empresas por uma gestão profissional e que gere resultados positivos. Leia agora Cobit 5 saiba o que mudou e entenda tudo agora.

Cobit 5 saiba o que mudou

Cobit11

Ao longo desses últimos anos, o COBIT vem apresentando melhorias para se adaptar às formas de gestão de empresas brasileiras e do mundo. Bom para as empresas que sempre tem um framework adaptado as novidades em termos de gestão e bom para os profissionais de Governança de TI, que tem possibilidades para ofertar novas consultorias e serviços.

Principais mudanças do Cobit 4.1 para o Cobit 5

Primeira alteração – Aumento do número de domínio e processos. No Cobit 4.1 existiam 4 domínios e 34 processos, já no Cobit 5 são 5 domínios e 37 processos.

Segunda alteração – Mudança no modelo de maturidade. Essa é uma mudança bem significativa no Cobit 5, onde agora não existe mais o formato do “modelo de maturidade do processo” e sim “modelo de capacidade do processo”.

Terceira alteração – Criação da divisão do conceito entre Gestão e Governança. No Cobit 4.1 essa diferença de conceitos não existia. Já no Cobit 5.0 há claramente essa diferenciação.

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro

Quarta alteração – Unificação de processos. Uniram-se os processos avaliar desempenho e conformidade e agora se tornaram somente um.

Outras modificações:

  • O domínio Planejar e Organizar ganhou a palavra “alinhar”
  • O domínio Adquirir e Implementar ganhou a palavra “construir”
  • O domínio Entregar e Suportar ganhou a palavra “servir”
  • O domínio Monitorar e Avaliar ganhou a palavra “analisar”
  • Alguns reposicionamentos de processos entre os domínios, por exemplo: Gerenciar acordos de níveis de serviços foi transferido do domínio “entregar e suportar” no Cobit 4.1 para o domínio de planejamento no Cobit 5.
  • Criação de novos processos, exemplo: Gerenciar Inovação, Definir Requisitos, entre outros novos processos.
  • Com essas mudanças o Cobit 5.0 procura se adaptar as modificações que o mercado de empresas vem sofrendo no Brasil e no mundo. O Cobit 5 trata-se de um excelente framework para apoiar a alta gestão empresarial.

    O Cobit 5 possui traduções para vários países dentre eles o Brasil. O download do Cobit 5 totalmente em português pode ser feito aqui nesse link.



    • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
       

      Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
       

      Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
       

       

    Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone