Integracao_Cobi5

Cobit 5 quais são as 7 categorias de habilitadores

Cobit 5 quais são as 7 categorias de habilitadores

Cobit 5 quais são as 7 categorias de habilitadores
. O COBIT é um dos frameworks de Governança de TI mais utilizado no Brasil e no mundo. De empresas públicas a empresas privadas o COBIT 5 está em uma crescente quando se direciona para o assunto integração, escalabilidade e interface com a área de negócios. Entender esse framework é um dos grandes desafios para profissionais de governança de TI e principalmente para organizações que desejam utilizá-lo. Tenha acesso a esse artigo Cobit 5 quais são as 7 categorias de habilitadores e aumente seu leque de informações sobre esse tema.

Cobit 5 quais são as 7 categorias de habilitadores

O Cobit 5 trabalha com uma série de componentes que o ajudam a suportar o seu funcionamento no ambiente de TI das organizações. Um dos componentes é o que se chama de “Princípios do COBIT 5”, já mencionado em artigos anteriores. Outro elemento importante e que será alvo desse artigo são as “7 categorias de habilitadores”.

Cobit 5 quais são as 7 categorias de habilitadores

Mas o que são habilitadores? São fatores que, individualmente e em conjunto, influenciam se algo irá funcionar – neste caso, a governança e a gestão corporativas da TI. Os habilitadores são orientados pela cascata de objetivos, ou seja, objetivos de TI em níveis mais alto definem o que os diferentes habilitadores deverão alcançar.

Cobit 5 quais são as 7 categorias de habilitadores

O COBIT 5 descreve 7 categorias de Habilitadores, sendo elas: O modelo do COBIT 5 descreve sete categorias de habilitadores: 1) Princípios, políticas e modelos; 2) Processos; 3) Estruturas organizacionais; 4) Cultura, ética e comportamento; 5) Informação; 6) Serviços, infraestrutura e aplicativos; 7) Pessoas, habilidades e competências. Essas categorias serão detalhadas e explicadas em outro momento.

Habilitadores_COBIT5

Habilitadores_COBIT5

Alguns dos habilitadores elencados são recursos da organização que devem ser gerenciados e governados de maneira organizada e direcionada. Isto se aplica: A Informação, que é gerenciada como um recurso. Algumas informações, tais como relatórios de gestão e informações de inteligência organizacional são importantes habilitadores para a governança e gestão da organização.

De maneira prática e gerenciada, uma organização sempre deverá considerar um conjunto de habilitadores interligados. Ou seja, cada habilitador: a) Necessita das informações dos demais habilitadores para ser plenamente efetivo, por exemplo, processos precisam de informações e modelos organizacionais necessitam de habilidades e comportamento. b) Produz resultados para o benefício dos demais habilitadores, por exemplo, os processos geram informações, e as habilidades e o comportamento tornam os processos eficientes.

É importante ressaltar que, para as organizações alcançarem resultados concretos e positivos, é preciso que as mesmas tenham em seu quadro de talentos, profissionais especializados em Governança de TI ou então que se contrate uma equipe ou um consultor externo capacitado para conduzir esse tipo de trabalho.

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