Catálogo_Serviços

Catálogo de Serviços – 02 Dicas Essenciais

Catálogo de serviços TI 02 Dicas Essenciais

Catálogo de serviços TI 02 Dicas Essenciais. As empresas que buscam trabalhar com a governança de TI utilizando a ITIL e desejam utilizar o Catálogo de Serviço de TI, precisam alinhar as expectativas dos envolvidos com a finalidade dessa ferramenta de governança de TI.

Apesar do catálogo de serviço de TI ser utilizado em grande parte das organizações para apoiar as operações de TI, principalmente na área do Service Desk, essa ferramenta pode servir para outras finalidades dentro da organização.

Mas o que é um catálogo de serviço de TI? Quais são suas principais funções e tipos utilizados no mercado corporativo brasileiro? Esse artigo tem por objetivo apoiar abordar esses assuntos e ajudar as empresas na busca por soluções inteligentes.

A ITIL, um framework de governança de TI que está sendo utilizado em larga escala nas organizações de médio e grande porte do mercado brasileiro, define o catálogo de serviço de TI como sendo um local único onde são armazenadas informações com todos os serviços ativos e obsoletos da empresa. Não serão abordadas questões técnicas de governança de TI e nem assuntos sobre o ciclo de vida de serviço da ITIL. Não é este o foco.

Catálogo de serviços TI 02 Dicas Essenciais

O Catálogo de Serviço apresenta uma visão clara de quais serviços a TI oferece e como a área de informática agrega valor para os recursos financeiros alocados. O catálogo de serviço disponibiliza um método para requisitar ou pedir os serviços publicados.

De certa forma o catálogo de serviço de TI permite que a organização melhore o planejamento, a entrega e o suporte aos serviços de TI, enquanto avalia de forma correta os custos e preços dos serviços.

Catálogo de Serviços de TI – Modelos

Ganhar Dinheiro GOSTOU DO ARTIGO? APOIE O BLOG, DÊ UM CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS PATROCINADORES: Ganhar Dinheiro

A ITIL recomenda o uso do catálogo de serviço do tipo “em árvore” ou hierarquia de serviço. A figura abaixo demonstra alguns modelos que podem ser utilizados nas organizações. Claro que a ITIL apenas “recomenda” esse tipo de arquitetura de catálogo de serviço de TI, porém as empresas podem estruturá-lo conforme suas necessidades.

Modelo Catálogo Serviço

Modelo Catálogo Serviço – Tipo 1

Modelo Catálogo Serviço

Modelo Catálogo Serviço – Tipo 2

Um Catálogo de Serviço pode deve ser configurado e concebido de forma clara e objetiva, ofertando para a empresa informações como:

• Uma descrição do serviço;
• Acordo de nível de serviço;
• Quem pode solicitar/ver o serviço;
• Custos, caso tenha;
• Como realizar o serviço;
• Relacionamentos com outros serviços. 

02 Dicas Essenciais para trabalhar com o Catálogo de Serviço de TI

Dica 1 – Faça um levantamento de informações dos serviços de TI de maneira adequada.

Dica 2 – Estabeleça quais informações sobre os serviços de TI serão armazenadas no catálogo de serviço de TI.

Crie seu catálogo de serviços de TI com uma equipe qualificada em Governança de TI, saiba como…



  • Deseja adquirir equipamentos de informática? Clique aqui
     

    Clique e conheça Cursos Grátis de Informática
     

    Cursos de Informática, Cursos de Idiomas, Cursos de Capacitação, Vídeo Aulas, acesse agora:
     

     


Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone