A ITIL serve para qualquer tipo de empresa?

A ITIL serve para qualquer tipo de empresa?

A ITIL serve para qualquer tipo de empresa? O Brasil é um pais ainda em evolução quando se fala no tema Governança de TI. Profissionais, empresas e principalmente os gestores precisam entender como esses frameworks funcionam, buscando conhecer sua aplicação aos mais diversos tipos de empresas, dos mais variados nichos de mercado. Nesse artigo A ITIL serve para qualquer tipo de empresa? você terá uma visão geral para ter uma resposta para esse tipo de questionamento.

A ITIL serve para qualquer tipo de empresa?

Um dos grandes desafios para trabalhar com frameworks estruturados é fazer com que as pessoas entendam os conceitos, modelos e funcionamento. Nesse cenário aparece o gestor, uma figura de grande relevância em qualquer estrutura organizacional, seja ela pública ou privada e que deveria ser um disseminador de boas práticas e aderência a mecanismos que facilitem os resultados e objetivos do negócio.

A ITIL em sua essência foi criada e concebida para atender a infraestrutura de TI das empresas podendo ser do mercado público ou privado, dentro de um conceito de entrega de serviço. Nesse sentido e justamente por ter em seu roadmap de atuação esse conceito de “serviço”, o framework ITIL é aplicável para qualquer tipo de empresa, de pequeno, médio ou grande porte e de quaisquer nichos de mercado.

A ITIL atende quais tipos de empresas?

Tirando o conceito de totalidade, pois nada é 100% aplicável, a ITIL é fortemente recomendada para organizações que desejam trabalhar com a visão por processos e entrega de serviços. Empresas do mercado de Telecom, Engenharia Civil, Outsourcing de Serviços, Varejo e Comércio, Educacional, Prestação de Serviços Web, Empresas de Desenvolvimento de Software, Consultorias especializadas e vários outros nichos de mercado podem aplicar conceitos, conhecimentos e processos da ITIL.

A ITIL e exemplos de aplicação nas organizações

ITIL nas organizações

ITIL nas organizações

Aqui não serão abordados em si os conceitos de cada processo, e nem o estudo do nível de aderência ao ambiente. Veja alguns exemplos de nichos de mercados e alguns processos da ITIL que podem ser utilizados:

Empresas de Telecom: Processo de Gestão de Configuração, Conceitos de Service Desk aplicado ao NOC (Network Operation Center), Gestão de Mudança, Gestão de Catálogo de Serviço e outros processos.

Empresas de Engenharia Civil: Gestão de Portfólio de Serviço, Gestão Financeira, Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Mudança e outros processos.

Empresas de Varejo e Comércio: Gestão de Incidentes, Gestão de Configuração e Ativos de Serviços, Gestão de Fornecedor e outros.

A ITIL é uma salvadora do universo empresarial?

É óbvio que não e longe disso! No entanto, por ser um framework o qual empresas do mercado mundial e brasileiro utilizam e tem resultados satisfatórios, pode servir como um modelo de referência para aprimorar a gestão por serviços.

Sobre a pergunta foco desse artigo A ITIL serve para qualquer tipo de empresa? A resposta é simples: Sim! Desde que a empresa tenha foco em serviço.

A ITIL é um modelo amplo e que, se bem trabalhado, apoia fortemente as organizações em termos de estruturação na visão por processos. A frase que muita se escuta pelo mercado brasileiro de que “A ITIL não se aplica a minha empresa ou tipo de empresa”, remete ao fato de não entendimento aprofundado da essência que a ITIL busca disseminar ou mesmo por questões pessoais de “simpatia ou não simpatia” pelo framework. Em ambientes profissionais, os resultados positivos ao usar algum processo da ITIL, devem falar mais alto do que opções pessoais.

  • Revenda
Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email