8 segredos dos profissionais de sucesso

8 segredos dos profissionais de sucesso

8 segredos dos profissionais de sucesso . O mercado de trabalho, ao longo dos anos, tem se modificado de maneira intensa e com ciclos cada vez mais curtos. Profissionais do mercado privado estão ficando obsoletos em uma velocidade acelerada. Nessas horas, nada melhor do que experiência de mercado para saber qual a estratégia adequada para se manter produtivo e requisitado pelas organizações do mercado privado. Leia agora o post 8 segredos dos profissionais de sucesso e conheça os detalhes…

8 segredos dos profissionais de sucesso

Em meus mais de 25 anos de experiência como profissional do mercado de empresas privadas, passando por multinacionais e empresas de médio e pequeno, tenho bagagem para embasar a lista de segredos dos profissionais de sucesso relatadas nesse artigo.

É evidente, que não cabe aqui apresentar a grande “fórmula mágica” para se ter sucesso profissional e sim demonstrar o caminho das pedras e dicas valiosas para apoiar você na busca por se manter em destaque no mercado de trabalho.

Em relação à palavra “sucesso” tudo é muito relativo. A lista dos “8 segredos dos profissionais de sucesso”, é fruto de experiências intensas com outros grandes profissionais, desde Diretores, Presidentes, Gestores, Coordenadores e Analistas técnicos dos mais diversos seguimentos do mercado. Vamos lá!

Profissionais_de_Sucesso

Profissionais_de_Sucesso

Segredo do sucesso #1 – Seja multifuncional

Uma das primeiras coisas que o profissional do século 21 precisa entender é que não há mais “posto fixo”. Você deve saber atuar em várias áreas dentro da empresa. É lógico que você irá se especializar em alguma área de conhecimento. Mas quando a empresa te chamar para atuar ou apoiar em outra função esteja pronto!

Segredo do sucesso #2 – Comprometido

Apesar de ser uma palavra do tipo “clichê”, o fato é que ainda existem muitos profissionais de mercado que não tem comprometimento em sua lista de prioridades e isto o faz ficar longe da vitrine dos “profissionais de sucesso”. Este tipo de colaborador, mais cedo ou mais tarde, será disponibilizado para o mercado de trabalho.

Segredo do sucesso #3 – Em constante formação

Sabe aquele profissional que pensa que tem o diploma de curso superior ou uma pós-graduação e acha que não precisa mais estudar? Pois é, deixe este comportamento para trás. Os profissionais de sucesso estão em constante formação e buscam se aperfeiçoar de tempos em tempos em alguma área de conhecimento.

Segredo do sucesso #4 – Ter disponibilidade

Um profissional de sucesso não pode ser aquela pessoa “indisponível”. Desde o mais alto escalão da organização até os profissionais da área de operações, ser um profissional disponível para atender a empresa em suas necessidades e demandas é essencial para alcançar o sucesso profissional.

Segredo do sucesso #5 – Ser de fácil relacionamento

A época dos profissionais brutos, sem educação, de relacionamento complicado mas que “fazem o trabalho” está acabando, se é que já não acabou! Dados de pesquisas das mais diversas empresas de RH revelam que as empresas estão preferindo contratar profissionais que tenham bom relacionamento para executar as atividades, do que manter em seus quadros de funcionários pessoas de “difícil relacionamento”.

Segredo do sucesso #6 – Proativas

Um segredo que parece ser óbvio, mas que muitas pessoas ao serem contratadas não desempenham de maneira constante é a tal “proatividade”. Sim, é preciso ter uma alta taxa de proatividade para ser um profissional de sucesso. Isso deve estar em seu DNA profissional.

Segredo do sucesso #7 – Estão sempre “ligados”

Faça uma pergunta para esse tipo de profissional sobre alguma atividade executada no escritório, e ele vai te responder rapidamente. Além disso, busca estar por dentro dos principais assuntos do mercado de atuação da empresa, detém informações básicas sobre o país que vive, possui informações sobre alguns temas culturais. São os ditos profissionais “antenados”.

Segredo do sucesso #8 – Estão sempre “motivadas” e buscam “motivar” seus colegas de trabalho

Ora, ora! Apesar da máxima de que “ninguém motiva ninguém”, as empresas preferem trabalhar com pessoas positivas e motivadas do que pessoas “negativas” e que vivem em “baixo astral”. Para a empresa, é relevante ter um corpo de colaboradores motivados e que formem um clima organizacional saudável.

A lista de segredos dos profissionais de sucesso demonstradas aqui não tem por objetivo ser sua única fonte de informações e não tão pouco ser uma lista final. Busque qualificação pessoal e profissional e aumente sua rede de relacionamentos, para que você tenha possibilidade de se tornar um “profissional de sucesso”.

Deseja adquirir um curso de informática, acesse:aqui

Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email